Friday, December 30, 2022


Com um número estimado de 120 milhões de Afro-Brasileiros, vivem no Brasil mais pessoas de ascendência africana do que em qualquer outro país do mundo além da Nigéria, que tem uma população de cerca de 220,8 milhões de habitantes. O dia 20 de novembro é comemorado no Brasil como Dia da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares. Figura icônica da cultura afro-brasileira, Zumbi dos Palmares é considerado um símbolo de resistência à escravidão e busca de emancipação, e líder do quilombo de maior sucesso na história do Brasil. Ainda hoje, Zumbi e sua esposa, Dandara continuam sendo uma fonte de força e inspiração para a grande população Afro-Brasileira do país, que é o povo mais oprimido do Brasil.

 

A Diáspora Africana no Brasil

Embora os indígenas ou autóctones em todos os continentes fossem Negros, o legado do colonialismo, escravidão, imperialismo e neocolonialismo também resultou em uma diáspora africana que abrange todo o globo. 

Com um número estimado de 120 milhões de Afro-Brasileiros, vivem no Brasil mais pessoas de ascendência africana do que em qualquer outro país do mundo além da Nigéria, que tem uma população de cerca de 220,8 milhões de habitantes. 

Dos 215 milhões de habitantes do Brasil, mais da metade (56%) são Afro-Brasileiros. 

Poucas pessoas conhecem a verdadeira história da abolição da escravatura no Brasil. Na imaginação popular, chá de caridade "libertou" as pessoas escravizadas e o mesmo mito é veiculado na história oficial.  

O Brasil foi o último país do mundo ocidental a abolir a escravidão dos seres humanos em 1888. Ao contrário do que comumente se acredita, o fim da escravidão no Brasil não foi uma concessão do império; foi um direito conquistado pela luta do povo Negro escravizado. 

A Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888, libertou apenas cerca de 5% da população escravizada. Os outros ganharam a sua liberdade através de fugas e formação de quilombos, que eram assentamentos criados para garantir a liberdade e a resistência; ou a organização de irmandades para comprar cartas de emancipação. 

O Brasil foi construído sobre a escravidão dos povos indígenas e de milhões de Africanos. Dos 12 milhões de Africanos trazidos ao Novo Mundo, quase a metade, 5,5 milhões de pessoas foram levadas à força da baía do Benim ou da África Central para o Brasil já em 1540 e até a década de 1860. A escravidão no Brasil, como em outras partes das Américas, foi brutal e horrível. Apesar disso, a crença de que a escravidão no Brasil era menos cruéis do que em qualquer outro lugar ainda persiste hoje. 

Por mais de três séculos, milhões de Africanos seqüestrados da região do Baixo Congo da atual República Democrática do Congo e Angola, e seus descendentes, foram mantidos em cativeiro em todas as Américas e forçados a fornecer o trabalho que geraria uma vasta fortuna para seus captores. 

Contudo, em cada um desses lugares existiam quilombos que eram assentamentos fundados por Africanos que resistiram ao regime de escravidão que prevaleceu no Brasil por mais de 300 anos. O maior e mais poderoso deles era o Quilombo dos Palmares, que tinha uma população de 30.000 habitantes no seu auge. 

Localizado entre os estados de Alagoas e Pernambuco no nordeste do Brasil, Quilombo dos Palmares foi fundado por Africanos no final do século 16 como resistência aos colonizadores e escravizadores europeus. 

Por quase cem anos, os Africanos do Quilombo dos Palmares lutaram contra seus escravizadores, particularmente os portugueses que tentaram colonizar o Brasil. Equipado com habilidades organizacionais, militares e arquitetônicas eficazes, o Quilombo dos Palmares também foi cercado por uma cerca alta feita de barro e palmeiras. Tinha três entradas que eram protegidas por pelo menos duzentos guerreiros com armas e munições para derrotar os colonizadores. 

Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares, descendente de guerreiros Imbangala de Angola e um sagaz e habilidoso líder militar, era o líder do Quilombo dos Palmares. Sua esposa, Dandara, que também foi lutadora e defensora da libertação antiescravagista por mérito próprio, era a líder do braço feminino do exército dos Palmares e ajudava a cuidar de crianças doentes, idosos e feridos pelos escravistas . Durante anos, Quilombo dos Palmares foi defendido por Zumbi e Dandara contra as expedições militares que pretendiam trazer  fugitivos de volta à escravidão. 

Traído por um de seus próprios, Zumbi foi capturado e decapitado pelos portugueses em 20 de novembro de 1695. 

Após o assassinato de Zumbi, várias revoltas de pessoas reduzidas à escravatura, no Brasil foram registradas, notadamente em 1807, 1809, 1813, 1816 e 1827. 

No entanto, a revolta mais significativa ocorreu em 1835, no que ficou conhecido como Revolta dos Malês. A Revolta dos Malês foi liderada por um grupo de homens Hausa e Yoruba, em sua maioria muçulmanos, trazidos ao Brasil da actual Nigéria, Níger, Moçambique e Sudão bem como de outros países Africanos. A Revolta dos Malês também foi traída. 

Da resistência de fugitivos e quilombolas às associações religiosas negras, à busca incansável de pessoas escravizadas pela liberdade legal, muitos outros, como Zumbi, morreram na luta pela abolição da escravatura no Brasil.               

Ainda hoje, Zumbi e Dandara dos Palmares continuam sendo uma fonte de inspiração e um modelo para os afro-brasileiros. A luta e a história de Zumbi são uma fonte significativa de força e inspiração para a grande população Afro-Brasileira do país, que é o povo mais oprimido do Brasil. 

20 de novembro: Dia Nacional de Zumbi

O dia 20 de novembro é comemorado no Brasil como Dia da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares.  

Figura icônica da cultura afro-brasileira, Zumbi dos Palmares é considerado um símbolo de resistência à escravidão e busca de emancipação, e líder do quilombo de maior sucesso na história do Brasil. 

A idéia da celebração foi originalmente idealizada pelo poeta e pesquisador afro-brasileiro Oliveira Silveira (1941-2009). Antes de 1971, o governo brasileiro havia decidido celebrar o dia 13 de maio a cada ano em memória da abolição da escravatura no Brasil em 1888. Mas para Oliveira e muitos outros ativistas Afro-Brasileiros, 13 de maio não era um dia de celebração para os Afro-Brasileiros. 

Quando a escravidão foi abolida em 1888, em vez de experimentar o oficialmente proclamado júbilo da liberdade, as pessoas escravizadas enfrentaram uma catástrofe econômica. Elas foram simplesmente deixadas aos destinos individuais, sem terra, sem dinheiro e sem educação. E é aí que muitos dos descendentes de pessoas escravizadas ainda hoje se encontram. 

Embora em 1971, os Afro-Brasileiros estivessem oficialmente livres por 83 anos, as condições de vida de muitos Afro-Brasileiros não haviam mudado muito desde a era da escravidão. A cidadania plena e, portanto, a verdadeira liberdade ainda não haviam sido oficialmente alcançadas. Oliveira e seu grupo decidiram, portanto, escolher uma data mais simbólica para a população Afro-Brasileira. 

Em 1978, 20 de novembro foi escolhido, por vários grupos de organizações de direitos civis Negros do Brasil coletivamente conhecidos como Movimento Negro Unificado (MNU), para coincidir com a data do assassinato de Zumbi dos Palmares em 20 de novembro de 1695. 

Desde a abolição da escravatura em 1888, o Brasil não conseguiu lidar com os crimes que foram perpetrados durante o tráfico de escravos. E as instituições de exclusão e o tecido social racista do país falam da persistência da dominação racializada até os dias atuais. A escravidão continua a existir em todas as formas e muitos Afro-Brasileiros permanecem presos em um ciclo de violência e trabalho escravo - legados do tráfico de escravos do Brasil. 

É uma triste realidade que milhões de Afro-Brasileiros ainda vivem nas mesmas circunstâncias precárias que seus antepassados enfrentaram há 134 anos. As favelas empobrecidas que povoam as periferias das grandes cidades brasileiras são semelhantes às do século XIX e os Afro-Brasileiros ainda não fazem parte integrante da sociedade brasileira. 

Para a juventude Afro-Brasileira, o Brasil não oferece outra perspectiva além do ciclo de violência que se enraíza na era da escravidão - ou seja, a rebelião contra uma sociedade hostil e a violência uns contra os outros. 

Juntos, somos mais fortes

Steve Biko (1946-1977), o fundador do Movimento Consciência Negra e um dos líderes mais proeminentes na luta contra o apartheid na África do Sul até seu assassinato em 1977, disse algo pertinente em " Escrevo O Que Eu Quero : Uma Seleção de Seus Escritos", 

Somos oprimidos porque somos negros. Precisamos usar esse mesmo conceito para nos unir e para dar uma resposta como um grupo coeso. Precisamos agarrar-nos uns aos outros com uma tenacidade que vai espantar os que praticam o mal. 

Infelizmente, as palavras de Steve Biko ainda hoje continuam a ser muito relevantes como eram naquela época. 

Dada nossa diversidade, como povo Negro na África e na Diáspora, nem sempre estaremos de acordo em tudo. Entretanto, há uma coisa que nos une a todos: nossa experiência compartilhada de trauma histórico e as conseqüências psicológicas, físicas, sociais e culturais da escravidão, do colonialismo, do apartheid e do neocolonialismo e, consequentemente, nossa esperança comum de que o futuro será melhor do que nosso passado. 

Portanto, devemos nos esforçar para nos entender melhor, encontrar um terreno comum e superar as táticas de divisão e conquista que vêm sendo utilizadas pelos colonizadores e opressores contra nós há séculos. #JuntosSomosMaisForte 

Solidariedade com as Crianças Afro-Brasileiras: Em 20 de novembro de 2022, Dia da Conscientização Negra no Brasil, estendemos uma mão de solidariedade às crianças Afro-Brasileiras, organizando um Programa de Alimentação Infantil. 



Tráfico Transatlântico de Escravos: Em um esforço para honrar os sacrifícios feitos por nossos antepassados ​​e antepassadas que lutaram tão bravamente pela abolição do Tráfico Transatlântico de Escravos (a bem-sucedida revolução haitiana de 1804 e as incontáveis ​​insurreições e revoltas a bordo de navios contra a escravidão, incluindo os quilombolas/marrons) e para homenagear a memória de milhões de almas desconhecidas que sofreram, morreram e agora estão perdidas na história, publicamos um vídeo intitulado Tráfico Transatlântico de Escravos no Dia Internacional de Lembrança do Tráfico Negreiro e da sua Abolição - 23 de agosto, 2019. #JamaisEsqueceremos


Bunmi Awoyinfa

HOM 

House of Mercy Children’s Home Lagos, Nigéria (HOM) é uma ONG de base com foco na fome infantil, pobreza infantil, crianças sem-teto, analfabetismo infantil e ajuda emergencial para crianças em crise. 

Enquanto tentamos mitigar os efeitos do empobrecimento planejado sobre nossos beneficiários por meio de nossos programas, também acreditamos que é uma questão de justiça social abordar as causas profundas dos problemas da África e propor soluções adaptadas e eficazes.

 







 

No comments:

Post a Comment